Elon Musk diz que nunca viu uma fábrica ser construída tão rapidamente, e agora o CEO e fundador da Tesla está prestes a descobrir se o empreendimento dará conta da tarefa a que se destina. A chamada Gigafactory da empresa, em Xangai, começou a ser erguida em janeiro e em algumas semanas dará início à produção em massa de sedans elétricos.
Primeira fábrica inteiramente comandada por uma montadora estrangeira em território chinês - e primeira planta da Tesla fora dos EUA - a unidade é um teste crucial na tentativa de Musk de manter sua companhia lucrativa ao apostar alto no maior mercado mundial de veículos elétricos.
O CEO prevê que a Tesla fabricará pelo menos mil carros por semana em Xangai até o final do ano - um volume que a fábrica original, na Califórnia, levou meses para atingir. Musk também já deu a entender que uma taxa semanal de 3 mil carros montados é uma meta a ser alcançada em algum momento.
Com o preço volátil das ações da Tesla e as pressão sobre as finanças da companhia, os investidores acompanham de perto o desenrolar desse crescimento de produção. O investimento de bilhões de dólares será um fator decisivo para determinar se a montadora norte-americana será capaz de enfrentar concorrentes locais e afastar desafios de nomes como Daimler e BMW.
A implantação de Xangai também fornecerá pistas sobre a capacidade da Tesla de se tornar verdadeiramente global. A empresa planeja dar continuidade à instalação de uma fábrica em local ainda a ser anunciado na Europa, que experimenta avanços crescentes de vendas em vários mercados.
A planta chinesa
Originalmente apenas um terreno lamacento há 90 minutos de carro do centro da cidade de Xangai, a Gigafactory da Tesla agora se destaca em meio a campos desertos e pradarias com plantas selvagens.
A fábrica já está produzindo carros em pequenas quantidades, como parte dos preparativos para as operações. O maquinário foi instalado em outubro e neste mês a companhia nacional de energia elétrica da China abriu a primeira linha de transmissão para atender as instalações. A Tesla está trabalhando com autoridades locais para obter as certificações necessárias e espera obtê-las até o final do ano, disse recentemente a presidente da companhia, Robyn Denholm.
O preço inicial do sedan Modelo 3, a ser fabricado localmente e que só será vendido na China, é de cerca de US$ 50.000, tornando a marca de luxo americana mais competitiva com fabricantes nacionais de baixo custo, como BAIC Motor Corp. e BYD, que oferecem sedans por pouco mais da metade do valor.
Embora o preço seja apenas um pouco menor do que os importados mais básicos da Tesla, as versões fabricadas na China terão mais recursos. É parte de uma tentativa da marca de proteger sua imagem e seu poder de precificação em um mercado com centenas de potenciais players.
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