Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) mostra que os fabricantes do setor apostam num aumento das vendas neste ano, apesar das eleições.
O levantamento revelou que 42,11% das empresas acreditam num desempenho positivo devido a medidas que deverão ser tomadas pelo governo para melhorar sua imagem junto à população, tal como a redução mais acelerada das taxas de juros. A estimativa da entidade é que, em média, o crescimento seja de 19% frente a 2005.
Já 36,84% das empresas acreditam que as eleições vão gerar insegurança no mercado e afetarão o humor dos consumidores. Contudo, mesmo os que prevêem efeitos negativos acreditam que eles serão temporários e pontuais.
- O resultado da pesquisa mostra que há dúvidas sobre como o cenário político vai influenciar o mercado consumidor. Mas o cenário econômico positivo, de queda nas taxas de juros e aumento do salário mínimo, entre outros aspectos, ainda é o fator preponderante nas projeções da indústria em 2006 - observa o presidente da Eletros, Paulo Saab.
Segundo ele, os bons resultados registrados no primeiro trimestre indicam que, no acumulado do ano, as vendas deverão crescer e minimizar as possíveis alterações de humor do mercado de consumo.
A Copa do Mundo de futebol será ponto importante para o desempenho do setor eletroeletrônico, ainda que seu impacto esteja mais restrito aos fabricantes de televisores. Segundo a pesquisa, todos os fabricantes de televisores estimam incrementar as vendas por conta da Copa do Mundo. Para as empresas que prevêem se favorecer com o evento, 21% projetam aumento de vendas de até 10%.
- Um aspecto positivo da Copa é que ela poderá criar um clima de otimismo que pode minimizar os problemas no âmbito político - observa Saab.