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Indústria

Fábricas estão prontas para a Páscoa

Até sexta-feira, todos os 20 milhões de ovos que a Kraft Foods Brasil espera vender nesta Páscoa de 2006 já estarão prontos. A produção, centralizada na fábrica da multinacional em Curitiba, é pouco maior do que no ano passado, quando a Kraft produziu em torno de 19,5 milhões de ovos. Detentora da marca Lacta, a multinacional é líder no mercado de chocolates e respondeu por 33% das vendas de Páscoa em 2005. O diretor de chocolates da empresa, André Vercelli, afirma que o período corresponde a 20% do faturamento anual da companhia. "Pretendemos crescer acima da média esperada pela Abicab (associação que representa o setor), de 5% este ano."

Os ovos devem custar ao consumidor cerca de 6% a mais do que no ano passado, segundo o diretor da Kraft. "A alta reflete a própria inflação e o aumento dos insumos", explica. Segundo Vercelli, a desvalorização do dólar frente ao real foi positiva para a indústria do setor. Porém, commodities como o açúcar e o próprio petróleo – que afeta o preço das embalagens – tiveram um aumento da cotação e equilibraram os custos. O diretor vê com bons olhos mesmo a concorrência com os produtos importados, facilitada com a cotação. "Desde que os produtos tenham qualidade, a concorrência é saudável pois cria uma vibração positiva para a rede toda."

As contratações para a Páscoa começaram no fim do ano passado, quando a Kraft selecionou 1,2 mil funcionários temporários para trabalhar exclusivamente na linha de produção dos ovos. Outros 5 mil promotores foram convocados para trabalhar diretamente nos pontos de venda. No período normal, a Kraft mantém 1,5 mil promotores e 5 mil funcionários. "Estamos ampliando constantemente nossas linhas de produção, então é possível que uma parte dos temporários seja absorvida depois da Páscoa."

A empresa também está levando ao comércio um volume 30% maior de itens de divulgação, em relação ao utilizado no ano passado. "Estamos aumentando a nossa distribuição, principalmente no pequeno varejo", explica o gerente de trade marketing da empresa, Wagner Bauer. "Não só na Páscoa, mas também na nossa linha regular queremos estar presentes em mais canais de distribuições menores, como padarias, lojas de conveniências ou mercados com até nove caixas." No ano passado, 29% das vendas da marca foram nesses estabelecimentos. "Queremos aumentar este porcentual."

A Lacta oferece neste ano 36 opções de ovos de Páscoa, dos quais cinco são inéditos. Estão sendo lançados neste ano os ovos Amandita – única marca de chocolate da Kraft que ainda não tinha essa versão – Barbie, Sonho de Valsa Morango e o Lacta Rumo ao Penta (com a temática da Copa do Mundo). Outra novidade é que neste ano parte do faturamento com as vendas dos ovos da linha Pascoal será destinada a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

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