Não há muito segredo sobre quais informações devem constar no cartão de visitas. Obviamente, o nome é o principal elemento, seguido da profissão, função na empresa ou especialidade e todas as formas de contato possíveis – ou as que o profissional preferir. É isso o que a designer Laís Pancote costuma colocar quando faz cartões do gênero para seus clientes. Segundo ela, o estilo depende do perfil da empresa. "Se for uma empresa conservadora, o melhor é o tradicional, mas se for uma empresa diferente, pode ser com corte, verniz localizado, cor", sugere.

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Investimento

Quanto ao investimento para se fazer um cartão, a designer informa que varia bastante, pois o custo depende da quantidade de cores, do tamanho e do papel, entre outros fatores. "Algumas copiadoras fazem por milheiro, o que custa uns R$ 70, mas o resultado não é tão bom, porque são poucos efeitos disponíveis", avalia. Laís certa vez fez mil cópias de um cartão com duas cores, frente e verso, tamanho normal (de 8cm a 9cm de comprimento e de 4cm a 5,5cm de largura) e papel couchê (o mais utilizado) por R$ 270. "Se fossem quatro cores, custaria mais." Só que também existe o trabalho do designer. Segundo Laís, o custo gira em torno de R$ 35 por hora e o serviço pode levar umas três horas, o que dá R$ 105 só de mão-de-obra.

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Identidade visual

O diretor da Nexo Design, Naotake Fukushima, diz que o cartão de visitas é uma parte da identidade visual da empresa, projeto maior que pode ser encomendado ao designer. "Deve estar relacionado ao site, à imagem da empresa, e é feito de acordo com o perfil dela", explica. Para ele, se preocupar com o cartão é o primeiro passo para entrar no mercado. "Abordar as pessoas é importante."

Fukushima diz que a criação da identidade exige um investimento maior do que fazer só um cartão – que pode ser uma opção para empresas ou profissionais que estão começando, por que custa cerca de R$ 200. Outro ponto a ser considerado é que o cartão não pode ser muito grande, sob pena de ser jogado fora por não caber na carteira ou no porta-cartões. (MS)

Serviço: Laís Pancote – lais.pancote@gmail.com; Nexo Design – www.nexodesign.com.br.

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