A sua produtividade no trabalho pode descer um degrau com uma atualização do Facebook. Agora, a rede mostra ao vivo o que pessoas em vários cantos do mundo estão transmitindo pela ferramenta Facebook Live, sua plataforma de streaming de vídeo.
A nova funcionalidade já estava ativa para usuários da versão em inglês da rede há mais de um mês, mas somente nesta semana chegou a todos os usuários da plataforma em outros idiomas. Faz parte da estratégia da gigante norte-americana para bater concorrentes do calibre do Periscope, que popularizou este tipo de serviço -- antes uma exclusividade das empresas de comunicação e entretenimento.
Para acessar o mapa de transmissões, basta clicar na aba “live map” no segmento de aplicativos (ou digitar diretamente facebook.com/livemap). Um mapa-mundi surgirá com vários pontos azuis, que são os vídeos transmitidos naquele momento. Aí é só navegar pela criatividade dos mais de 1 bilhão de usuários da rede social. Pode-se aumentar o zoom para achar determinada cidade com mais facilidade.
Mas, não espere apenas vídeos edificantes. Claro, há várias aulas e tutoriais interessantes, tour por pontos turísticos, bastidores de gravações de rádio e tevê... Mas, sem dúvida, a futilidade domina o mapa -- com toque de bizarrice em alguns momentos. Em poucos minutos navegando pela ferramenta, encontramos gente tirando caroço de azeitona em Taiwan, uma mulher lavando roupas no Vietnã e imagens de uma granja no Equador.
Se os vídeos não vão mudar a sua vida, pelo menos dão o gostinho de como é a relação das pessoas com as redes sociais em diversos países.