O Facebook anunciou nesta quinta-feira (22) que disponibilizará "nas próximas semanas" uma ferramenta para que usuários revisem suas configurações de privacidade.
O "check-up de privacidade", será, segundo a empresa, um passo-a-passo em que usuários poderão ver para quem estão postando, quais apps usam e quais informações de seu perfil estão públicas.
"Queremos fazer o que pudermos para pôr controle e poder nas mãos dos usuários" disse a empresa em um comunicado divulgado no seu site. "A nova ferramenta foi feita para ajudar as pessoas a ter certeza de que estão compartilhando conteúdo com o público que querem".
Outra mudança anunciada é que, por padrão, novos usuários passam a ter suas publicações compartilhadas apenas com amigos - antes, a configuração inicial deixava os posts públicos.
Mudança de imagem
Em abril, o Facebook havia tomado medidas similares, como a implantação sistema de verificação de postagens - para que usuários saibam com quem estão compartilhando suas informações - e um "seletor de audiência" em seus apps para celular.
À época, o jornal "The Guardian" disse que a ideia das mudanças partiu de uma pesquisa feita com 4 mil usuários do Facebook, que reclamaram da falta de privacidade na rede social.
A rede social tenta enfrentar as críticas que recebe de usuários e ativistas principalmente desde que, em 2010, Mark Zuckerberg declarou que privacidade "não era mais uma norma social".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião