O Facebook apresentou na sexta-feira (25) seus planos para um campus enorme anexo ao Menlo Park anexo projetado por Frank Gehry, arquiteto de renome que ganhou reconhecimento por trabalhos como o Museu Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert em Los Angeles.
A planta do local, que o Facebook enviou às autoridades para aprovação, é a de um tipo de edifício hangar do tamanho de oito campos de futebol.
O projeto envolverá um gasto significativo para uma empresa que abriu recentemente seu capital e tem sido acompanhada de perto pelos investidores depois de uma estreia decepcionante em maio.
As ações do Facebook caíram a quase metade de seu preço inicial nas últimas semanas e há uma preocupação sobre se a companhia pode manter o crescimento.
Facebook se recusou a revelar o custo do desenvolvimento do projeto, dizendo apenas que estava em linha com outros edifícios de escritórios de tamanho similar no Vale do Silício.
A empresa pretende transferir milhares de engenheiros de software, designers e gerentes de produção que trabalham diretamente na maior rede social do mundo para o novo prédio, que fica em uma estrada no campus existente e perto de uma seção do cais na Baía de São Francisco.
Os gerentes de negócios e pessoal de apoio permanecerão em seus escritórios atuais, enquanto vários trabalhadores vêm e vão através do túnel que ligará os dois prédios.
Espalhados por todo o edifício estão previstos vários restaurantes e cafés, e um jardim espalhado por todo o telhado.
"Vai ser quase um paraíso de engenharia", disse Slater Tow, um porta-voz do Facebook.
Por décadas, os maiores nomes do Vale do Silício criaram escritórios pomposos cheios de comodidades para atrair os melhores talentos na indústria.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast