OFacebookcomeçou a enviar alertas sobre pessoas desaparecidas no feed de notícias de seus usuários na rede. As primeiras experiências nesse sentido estão sendo realizadas nos Estados Unidos em parceria com o centro americano de crianças desaparecidas (NCMEC, na sigla em inglês) e operadoras de telefonia.
OsAmber Alerts(nome dado aos avisos eletrônicos de crianças desaparecidas nos EUA) aparecem entre posts, vêm com uma foto da pessoa desaparecida, um texto detalhando a última vez que ela foi vista, o local e um telefone para contato.
É possível ainda clicar em Learn More (para saber mais sobre o caso) ou em Share (para compartilhar o alerta na sua timeline).
Emily Vacher, diretora do Facebook responsável pela novidade, disse que sugeriu a incorporação dos alertas após notar que vários usuários publicavam comunicados de pessoas desaparecidas em suas timelines.
Os alertas são disparados a usuários que tenham o aplicativo no celular e são baseados em geolocalização. Ou seja, apenas usuários que estejam próximos aos locais do desaparecimento e serão enviados por até no máximo 24 horas após a notificação da NCMEC.
"Essa é a coisa mais próximo do tempo real que nós podemos querer," disse John Ryan, presidente da NCMEC ao Wall Street Journal.
Não há informações se o mesmo recurso será exportado para outros países.
- Aplicativo ajuda a "espionar" usuários do Instagram
- Samsung vai lançar novo aparelho Galaxy em março
- Facebook começa a testar rede social voltada para empresas
- Apple garante patente nos EUA para câmera similar a GoPro
- Spotify diz ter chegado a 60 milhões de usuários
- Senadores dos EUA querem facilitar contratação de estrangeiros para empresas de tecnologia