O Facebook lançou nessa quarta-feira (1°) um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos de até 20 segundos de duração, chamado Riff, para concorrer com o Snapchat.
De acordo com o site The Verge, esse é o mais novo aplicativo da divisão “Creative Labs” da empresa, departamento que lida com aplicativos experimentais.
No histórico desse departamento, no entanto, existem alguns projetos que não foram bem sucedidos, como por exemplo, o “Paper”, aplicativo de leitura de notícias, e o “Rooms”, app que permite postagens anônimas.
Como funciona
Com o Riff, o Facebook pretende juntar os aplicativos Snapchat e Vine em um só. A ideia do app é que as pessoas criem esses vídeos e compartilhem com seus amigos, que por sua vez, conseguem adicionar suas próprias filmagens logo em seguida.
O usuário pode postar vídeos de situações específicas ou até mesmo de um tópico selecionado pelo app, na intenção de criar um vídeo colaborativo entre os usuários – e quem sabe até mesmo, um “viral”.
Ainda de acordo com o site, o aplicativo que está disponível para iOS e Android, teve origem com o “Ice Bucket Challenge”, ou desafio do balde do gelo, como ficou conhecido no Brasil. Nessa ocasião, uma massa de vídeos foi postada nas redes sociais e o Facebook percebeu que os vídeos não tinham uma conexão entre si.
Assim, com o Riff, é esperado que o usuário poste um vídeo pela manhã e ao longo do dia ele tenha várias adições, criando vídeos colaborativos.
Slingshot
Esse não é o primeiro app que o Facebook lança para competir com o Snapchat. Em junho de 2014 a empresa lançou o aplicativo de mensagens efêmeras Slingshot. A principal novidade do aplicativo em relação aos concorrentes era que, para visualizar a foto enviada por um amigo, o usuário seria obrigado a enviar uma imagem sua também. Só assim as mensagens não lidas seriam desbloqueadas.
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