O cofundador e executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quarta-feira (30) uma série de mudanças destinadas a permitir que seja o usuário quem decida que informação compartilha com os aplicativos que acessa através da rede social.
Em seu discurso na conferência de desenvolvedores de software e aplicativos F8 que a empresa californiana realiza nesta quarta em São Francisco, Zuckerberg explicou que a empresa observou como muitos usuários são reticentes a compartilhar sua informação pessoal do Facebook com aplicativos novos e desconhecidos.
"A partir de agora será o usuário quem vai decidir exatamente a informação que dá, e esperamos que assim as pessoas se sintam mais seguras e tenham menos medo de acessar novos aplicativos", disse Zuckerberg.
A partir de agora, quando um usuário acessar um aplicativo através de sua conta de Facebook, aparecerá imediatamente a opção de determinar de forma precisa o que quer compartilhar: endereço de e-mail, gostos, amizades, etc.
Além disso, a rede social também introduziu a possibilidade de acessar "de forma anônima" o aplicativo, oferecendo mais adiante a opção de registrar-se com a conta de Facebook para personalizá-la com suas preferências.
"Quantas vezes criamos um perfil falso para acessar um aplicativo?", se perguntou Zuckerberg, considerando que, ao dar às pessoas esta margem de manobra quanto à privacidade, "faremos com que eles se sintam seguros com a informação que compartilham, e não terão dúvidas na hora de usar nossos aplicativos".
Além destas mudanças, o Facebook também introduziu hoje outras novidades relacionadas com seu aplicativo para celulares, a grande aposta de futuro da companhia e da qual já obtém cerca de 60% dos lucros por publicidade.
Entre eles, cabe destacar um novo "botão" de "Curtir" para as páginas e aplicativos de celular, e o lançamento oficial de uma rede própria de publicidade para celulares, que permitirá pôr em contato plataformas de exposição - principalmente aplicativos - com anunciantes.
Este novo produto, do qual já se falava no setor há algumas semanas, foi batizado como Facebook Audience Network (Rede de Audiência de Facebook) e competirá com o AdMob do Google.
"Há alguns anos, a maior parte de nosso interesse estava no computador, mas agora a maioria de nosso negócio está no celular", comentou Zuckerberg.
O executivo-chefe do Facebook também anunciou a próxima conferência de desenvolvedores F8 para o dia 25 de março de 2015 também em São Francisco.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast