O Facebook, maior site de relacionamento do mundo, pode realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) a partir do final de 2012, afirmou um membro do conselho da companhia, aguçando o apetite de investidores por uma fatia em uma das maiores histórias de crescimento da Internet.
A estreia da empresa avaliada em dezenas de bilhões de dólares no mercado de ações seria uma das mais antecipadas da década.
Entretanto, o membro do conselho, co-fundador do PayPal e investidor Peter Thiel destacou na segunda-feira que nada acontecerá até o fim de 2012, e também dependerá da empresa atingir a meta de receita e do desenvolvimento do modelo de negócios.
"Provavelmente haverá um IPO em algum ponto. A lição deixada pelo Google parece ser que você deve deixar para abrir o capital o mais tarde possível", disse Thiel à Reuters durante a conferência TechCrunch Disrupt em San Francisco, na segunda-feira.
O Facebook, rede social idealizada por Mark Zuckerberg e seus amigos em um dormitório de Harvard em 2004, é uma empresa privada cujas informações financeiras são ínfimas.
Com 500 milhões de usuários, o site é acompanhado de perto por investidores que esperam poder comprar ações da companhia um dia.