O Facebook superou o site do grupo Yahoo em novembro e assumiu o terceiro lugar do ranking mundial de sites mais visitados, atrás do Google e da Microsoft, anunciou nesta quarta-feira a firma ComScore. O Facebook teve 647,5 milhões de visitantes únicos em novembro, muito mais que o Yahoo! (630,3 milhões), depois da leve vantagem registrada em outubro (633,5 contra 633 milhões). Por "visitante único" se entende o clique feito num link de uma única direção IP durante um período determinado de tempo ou seja, não são contabilizadas as múltiplas visitas que uma mesma pessoa pode fazer no mesmo dia do mesmo computador.
Há um ano, em novembro de 2009, o Yahoo superava o Facebook em quase 40% (601,5 milhões contra 438,1), segundo as cifras comunicadas pela ComScore, uma firma que contabiliza a audiência mundial na internet. Nem o Facebook nem o Yahoo emitiram reações a essas cifras, que confirmam o crescimento da rede social com seus 500 milhões de membros ativos e o caso do pioneiro da internet.
Quase um em cada quase dois internautas no mundo (49,3%) frequenta o Facebook, um site que, além disso, ocupa o primeiro lugar em termos de duração da visita (mais de quatro horas e meia por semana, em média, contra três horas para o Google). O Google continua em primeiro lugar, com 73,8% de penetração, ou seja, 970,1 milhões de visitantes únicos, na frente da Microsoft (869,4 milhões e 66,2%), que compreende o motor de busca Bing e o sistema de e-mails Hotmail.