O Facebook vai revelar um novo design para sua popular "timeline" nesta semana, na mais recente manobra da empresa para reformular elementos importantes de sua rede social de 1 bilhão de membros.
O evento para a mídia está marcado para quinta-feira (7) em sua sede em Menlo Park, Califórnia, de acordo com o convite enviado por e-mail a jornalistas na semana passada.
O evento será o segundo lançamento de produto de alto perfil neste ano, seguindo-se à ferramenta de busca social em janeiro.
A timeline do Facebook, que apresenta um fluxo contínuo de fotos, vídeos e comentários originários da rede de amigos de um usuário, é um dos três "pilares" do serviço, junto com a busca e os perfis de usuários, disse o presidente-executivo, Mark Zuckerberg.
A mais recente atualização à timeline do Facebook ocorreu em setembro de 2011. Desde então, a companhia incorporou anúncios diretamente à ferramenta e transferiu seu foco para criar "experiências primeiramente voltadas para plataformas móveis", já que cada vez mais pessoas acessam a rede social diariamente por meio de smartphones e tablets em vez de utilizar computadores.
A versão para dispositivos móveis do Facebook ainda não tem muitas das ferramentas disponíveis na versão para computadores, disse o analista Brian Blau, da empresa de pesquisa da indústria Gartner.
"Então talvez isso seja uma maneira de juntar ambas as plataformas", disse ele.