Ainda abril, Zuckerberg enfrentou questionamentos do Senado americano pelo vazamento de dados à Cambridge Analytica.| Foto: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP

Segundo o jornal The New York Times , o Facebook mudou, por acidente, as configurações de privacidade de parte de seus usuários e acabou vazando posts privados de 14 milhões deles. A notícia chega pouco tempo depois do escândalo da Cambridge Analytica que levaram a empresa aos tribunais e Mark Zuckerberg ao Congresso americano.

CARREGANDO :)

De acordo com o jornal, a brecha ocorreu no mês passado, entre os dias 18 e 22 de maio. O “culpado” seria um software que estava testando novas funcionalidades na rede social. Em nota enviada ao NYT, afirma a publicação, a empresa não detalhou, no entanto, que bug causou o problema e nem como eles descobriram o número de usuários afetados.

LEIA TAMBÉM: Como a Cambridge Analytica usou as ‘curtidas’ no Facebook para conhecer a mente dos eleitores

Publicidade

No último dia 5, outra reportagem do NYT revelou que o Facebook compartilhou dados de usuários, sem o consentimento pleno deles, com até 60 fabricantes de dispositivos. São acordos com empresas como Amazon, Apple, BlackBerry e Samsung. O caso pode estimular uma nova investigação da FTC (Federal Trade Commission, órgão norte-americano equivalente ao Cade, no Brasil), que já investiga o Facebook por polêmicas recentes relacionadas à privacidade.

Ainda em abril, Zuckerberg passou por uma sabatina no Capitólio em razão do escândalo de vazamento de dados à Cambridge Analytica. Mesmo após as desculpas, aparentemente sinceras, de Zuckerberg, as falhas do Facebook continuam. À época, a sabatina e os documentos entregues pela empresa aos comitês do Senado e à FTC só incentivou os parlamentares a quererem investigar ainda melhor as práticas de negócios da empresa.