Com 27 anos de atuação, a fonoaudióloga Cida Stier resolveu ampliar as atividades do instituto que leva seu nome, tornando os exercícios aplicados em consultório disponíveis na internet. A mudança para a nova plataforma ocorreu depois de um estudo de viabilidade em que se avaliou inclusive o impacto da marca "Cida Stier". O insight para a criação da Companhia da Fala que dá cursos para que as pessoas possam aprender a utilizar a fala para melhorar suas relações, inclusive as profissionais veio de um executivo a quem prestava consultoria e que se tornou um dos investidores do projeto. Cida recebeu o repórter João Pedro Schonarth em seu consultório para falar sobre a Companhia da Fala.
Como surgiu a ideia da empresa?
Surgiu da observação das pessoas ao meu redor. Eu percebi que todo mundo poderia receber algumas recomendações para melhorar o jeito como fala. Pensei, inicialmente, em fazer DVDs com as aulas. Perguntei a esse meu amigo, que tem muita visão, o que achava da ideia. Ele disse "o futuro é o e-learning; faça um site na internet". Isso foi em 2007. Depois disso comecei a investir nessa ideia, com muita pesquisa, porque não havia nenhum curso desse tipo para nos basearmos.
O que você oferece na Companhia da Fala?
Vamos oferecer cursos. Ao contrário dos presenciais, com duração de onze horas, as nossas pesquisas mostraram que o curso precisa ser rápido. Há a videoaula e um material para que a pessoa possa treinar sozinha. O primeiro curso, "Fale Bem, Viva Melhor", tem dez módulos. Há outros dois em vista.
Quem é seu público-alvo?
São empresas, mas também pessoas em geral. Vamos oferecer o curso como solução corporativa, de acordo com a necessidade das empresas em aprimorar a voz de seus funcionários. Há planos a partir de R$ 135.
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Turista protegido
Tão vulnerável quanto mulheres, idosos e crianças, o turista estrangeiro também precisa de proteção extra. Esse é o argumento do secretário estadual de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, para sensibilizar o ministro da pasta, Gastão Vieira, a incluir os crimes contra o visitante na discussão sobre o novo Código Penal. A ideia é incluir o agravo de crimes contra o turista nos anteprojetos que circulam nas casas legislativas. Ou formular uma lei específica para garantir a segurança do estrangeiro no Brasil.
"O turista estrangeiro não conhece o idioma, não sabe os locais mais perigosos e nem onde procurar ajuda", explica Pitombo. O secretário acredita que a iniciativa vai mostrar ao mercado externo que o país se preocupa com a segurança de quem vem nos visitar. "E a medida precisa ser rápida, antes dos grandes eventos internacionais", diz.
Nas pesquisas do mercado de turismo, a segurança é um dos principais fatores que afastam o estrangeiro do Brasil. O Plano Nacional de Turismo, aprovado nesta semana pela presidente Dilma Rousseff, quer ampliar em 28% a vinda de estrangeiros em três anos. A meta é chegar a 2016 com 7,9 milhões de pessoas por ano, contra os 5,6 milhões em 2012.
Dia das Mães perfumado
O Boticário espera um crescimento de 20% nas vendas para o Dia das Mães em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da desaceleração do varejo no início do ano, a rede de perfumaria e cosméticos mantém o otimismo. "Não registramos queda nas vendas. Quem anda para trás é caranguejo", disse o presidente do grupo, Artur Grynbaum.
Entre as apostas da marca para a data está o lançamento de uma edição limitada do perfume Linda, que vem com a versão Lindinha, dedicada às filhas.
Estreia no calçadão
A rede de farmácias Panvel, líder do setor no Sul do Brasil, inaugura amanhã a 15.ª loja em Curitiba. E vai ser em endereço dos mais movimentados: o calçadão da Rua XV de Novembro, por onde passam cerca de 100 mil pessoas por dia. A loja é também a 300.ª da rede nascida no Rio Grande do Sul há quase 40 anos.
À italiana
A franquia de restaurantes Spoleto, especializados em massas, chega a Londrina com uma loja no Boulevard Shopping. A estratégia da empresa para a Região Sul prevê a abertura de 48 unidades até o fim do ano, que vão se somar à 11 em funcionamento nos três estados. A rede opera mais de 310 restaurantes em todo o mundo.
Pela terra e pelo ar
O Grupo Sulista, formado pela Transportadora Sulista e pela Total Linhas Aéreas, transportou 72 mil toneladas neste primeiro trimestre, registrando um crescimento de quase 10% no volume, em relação a 2012. Peças automotivas, malas postais e valores chegaram ao destino de caminhão (trucks, carretas e tocos) e de avião. A Total opera um Boeing 727 cargueiro em sua logística.
Neste ano a Sulista comemora 30 anos de operação e está investindo R$ 5 milhões na nova sede, de 35 mil metros quadrados, em São José dos Pinhais.
Reforço no porto
Na quinta, dia 2, será lançada a licitação para a compra dos novos shiploaders (carregadores de navio) para o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. A medida, autorizada pelo governador Beto Richa, tem como propósito modernizar o espaço, pedido antigo do setor, que não recebe investimentos há 30 anos. Quatro dos dez equipamentos, instalados na década de 1970 e hoje obsoletos, serão trocados ao custo de R$ 66 milhões, e permitirão aumentar em 30% a velocidade de embarque de granéis.