A corrente de confiança que une personagens do palco financeiro também virou um bom negócio. Como nem sempre quem investe e quem usa o dinheiro colocado no sistema se conhecem, empresas como Standard & Poors e Moodys se especializaram em avaliar o risco de títulos de dívida. Na crise atual, as agências que fazem esse trabalho tiveram uma participação especial: falharam ao dar nota aos papéis ligados às hipotecas imobiliárias.
"Títulos lastreados a empréstimos de qualidade duvidosa receberam notas de crédito altas, que estimulavam o investimento no setor", afirma o professor de finanças Ivando Faria, da UFF. Fundos de investimento e seguradoras que entraram no negócio usaram o respaldo das agências de avaliação de risco para fazer suas carteiras terem o maior retorno possível. Essa primeira falha atrasou a percepção de que a inflação nos preços dos imóveis era sustentada por compradores sem dinheiro para pagar as prestações.
A avaliação de risco é feita com notas que separam os papéis mais confiáveis daqueles em que há maior risco. Isso vale para empresas, governos e compradores de imóveis. A graduação, de menor para maior risco, é dividida em duas partes principais. As melhores marcas são chamadas de "investment grade", o que significa que fundos conservadores podem comprar os papéis. Abaixo dessa linha, estão títulos arriscados, geralmente procurados por investidores que procuram retorno maior. (GO)
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast