Fora do ar desde o dia 1° de janeiro deste ano, o Sistema de Comércio Exterior (Siscomex) do Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, começou a ser restabelecido no fim da tarde desta quinta-feira (3). O problema, provocado por uma peça queimada, fez com que cerca de 60% das cargas que passam pela fronteira todos os dias ficassem paradas aguardando liberação.
Por volta das 17 horas, o pátio da estação aduaneira estava lotado, com 725 caminhões a maioria vinda do Paraguai e da Argentina -, enquanto outros 224 aguardavam em transportadoras e em postos de combustíveis para dar início ao desembaraço. A delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu estima que nesta sexta-feira (4) o sistema e a telefonia fixa, também prejudicada, estejam totalmente restabelecidos.
Interligado em todo o país a partir de uma conexão de internet, o Siscomex é responsável pelo gerenciamento de todas as importações e exportações do país. Sem ele, apenas as cargas dirigidas aos canais verde (sem fiscalização) e amarelo (fracionadas) podem seguir viagem normalmente. De acordo com a RF, se a falha tivesse ocorrido em outra época do ano, os transtornos seriam muito maiores.
Parte da demora na solução do problema se deve ao tempo necessário para que a peça, trazida de Maringá, no Noroeste do estado, chegasse até Foz do Iguaçu, por volta das 10 horas. Desde então, técnicos da operadora que presta os serviços de comunicação no porto seco trabalham para normalizar a situação. A expectativa é de que até o início da noite cerca de 100 caminhões sejam liberados.
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