Falhas no sistema da Hidrelétrica de Itaipu deixaram 71% do Paraguai sem energia elétrica por aproximadamente 40 minutos nesta quarta-feira (14). Os problemas ocorreram entre 10h39 e 11h18 (horário de Brasília) – 9h39 e 10h18 (horário do Paraguai). Grande parte da capital do país – Assunção – ficou sem luz. Outras regiões sem energia elétrica foram o Norte e o Centro do Paraguai, além da região metropolitana de Assunção. Aproximadamente 1,2 milhão de usuários da Administración Nacional de Electricidad (Ande) foram afetados pelo apagão.

CARREGANDO :)

De acordo com Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu, o problema foi solucionado e o Brasil não foi afetado pela falta de energia elétrica. Piolla afirmou que o sistema de transmissão de energia do Paraguai está sendo reformulado. A subestação de Hernandárias passa por obras, o que pode ter ocasionado o apagão. Um linhão (de 500kv) está sendo construído e vai levar energia de Itaipu à região de Assunção.

Em nota, a empresa afirma que um problema técnico provocou a abertura dos disjuntores conectados aos barramentos de 500 kv da subestação da margem direita (lado paraguaio), causando a desconexão da geração de Itaipu com as linhas de transmissão de 220 kv da Ande.

Publicidade

O problema teria afetado os cinco transformadores do lado paraguaio. Às 10h19 no horário do Paraguai, quatro dos transformadores voltaram a funcionar e o quinto retomou a operação às 11h48.

"No momento do incidente, Itaipu deixou de enviar 917 mw de carga para o Paraguai", diz a empresa. Técnicos de Itaipu ainda avaliam as causas da perturbação ocorrida para que sejam tomadas medidas corretivas e preventivas.

De acordo com o site ABC Digital, o fornecimento de água chegou a ser parcialmente afetado por causa da falta de luz. Os semáforos de Assunção ficaram desligados e 130 agentes de trânsito estiveram nas ruas para orientar o tráfego.