Uma mensagem eletrônica que simula um alerta de atualização do sistema operacional Windows está pegando internautas de surpresa. O alerta foi feito nesta segunda-feira pela consultoria de segurança de dados Protagon.
Segundo a empresa, o falso e-mail que se faz passar por uma nova atualização crítica Windows Update, da Microsoft, carrega uma armadilha em forma de arquivo um vírus do tipo trojan ou cavalo-de-tróia. A nova praga virtual detectada na internet brasileira foi identificada como variante do Win32/Spy.Banker.BIG.
A empresa recomenda que os usuários não acessem os endereços de internet listados na mensagem, como o microsoft@windowsupdate (falso e-mail remetente) ou o arquivo "windowsupdate.cmd".
Uma vez acionada, a praga virtual se instala na máquina do usuário para permitir o roubo remoto de dados, como número de cartões de crédito e senhas da internet, alega a empresa.
- Já são muitos os trojans bancários detectados, simulando serem cartões virtuais ou atualizações críticas do Windows disse Cristian Borghello, gerente de educação e tecnologia, em comunicado.