A falta de energia elétrica provocou um problema no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, na manhã desta sexta-feira (25). Um problema na rede elétrica deixou o pátio de triagem do terminal de cargas sem energia das 6 às 8h30, o que causou filas de até 5 km a partir da entrada do porto, que fica no km 3. Às 11 horas, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) informou que não havia mais fila no local.
De acordo com a Appa, o sistema de entrada de cargas no Porto de Paranaguá funciona com conexão à internet. Os caminhões, cadastrados previamente, têm um código de barras e a leitura desse mecanismo já disponibiliza todas as informações necessárias para liberar o acesso ao pátio de triagem. Quando não há energia elétrica, o processo passa a ser manual, o que torna o procedimento de liberação mais lento.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que um problema em um poste dentro do pátio de triagem do porto causou o problema. O curto-circuito desligou automaticamente primeiro as chaves de controle no interior do porto. Posteriormente, a rede externa também foi afetada.
A Appa confirmou que teve um problema interno com fusíveis e, assim como a Copel fez consertos nos cabos da parte de fora do porto, a administração também fez reparos na parte interna. A causa do problema que provocou a queima dos fusíveis no poste interno e externo não pôde ser detectada, segundo a Appa.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast