Faltam peças para a realização do recall em algumas concessionárias da Ford. O agendamento do recall, que envolve 300.860 veículos dos modelos EcoSport e Fiesta Rocam (hatch e sedan) começou ontem, mas muitos proprietários tiveram dificuldade para realizar o agendamento.
Na concessionária Superfor, no bairro paulistano de Pinheiros, o agendamento só começará a ser feito a partir do dia 31. O motivo alegado pela empresa é que as peças ainda não foram entregues. A reportagem ouviu o mesmo argumento na Forlan Veículos, de Belo Horizonte, que também só pretende iniciar o agendamento na próxima semana. Na Barrafor, no Rio de Janeiro, o agendamento começará a ser feito apenas a partir do dia 7.
Já a concessionária Souza Ramos, de São Paulo, afirmou que recebeu as peças, mas disse que estava com a oficina "lotada". Ontem à tarde, a responsável pelo agendamento na Souza Ramos disse que, por conta da forte demanda de clientes de outras concessionárias, esta semana só clientes que adquiriram o carro na própria concessionária poderiam agendar o recall.
Procurada, a Ford disse desconhecer a existência de problemas com falta de peças. "Nosso centro de distribuição de peças possui o estoque necessário para o atendimento dos veículos envolvidos, conforme a demanda de atendimento", disse a Ford, por meio de sua assessoria de imprensa.
O recall envolve o mecanismo de trava de segurança das portas traseiras usado para impedir que crianças abram a porta. Envolve também a explicação referente ao uso da trava no manual do proprietário. De acordo com a companhia, o problema faz com que, mesmo com a trava de segurança supostamente fechada, as portas se abram por meio do acionamento dos puxadores internos, "podendo resultar em risco de acidente.
Fazem parte do recall os modelos Fiesta Rocam anos 2008 e 2009 e EcoSport anos 2007, 2008 e 2009. De acordo com a Ford, durante o recall será feita a substituição da fechadura da porta traseira e a correção do manual. Alguns proprietários do EcoSport 2011 também terão de levar o veículo para inspeção e realizar a correção do manual do proprietário.
Serviço:
Os números de chassi dos carros envolvidos no recall podem ser conferidos pelo telefone 0800-7033673 ou no site http://www.ford.com.br/servico_cliente_recall_034.asp