Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Finanças pessoais

Famílias e teens no vermelho

Veja como os jovens gastam seu dinheiro |
Veja como os jovens gastam seu dinheiro (Foto: )

A roupa de grife, a conta do celular estourada, os gastos com a galera nas baladas e nas idas ao shopping estão provocando um rombo no orçamento das famílias. Um estudo da Kantar Worldpanel, divulgado no início do ano, revela que os lares com jovens entre 12 e 19 anos fecham o mês no vermelho. Gastam em média 5% mais do que conseguem ganhar. Já as famílias que não têm jovens em sua composição conseguem poupar 5% da receita mensal. O problema é maior entre os mais ricos. As classes A e B gastam até 8% mais do que ganham.

Em domicílios com jovens, as famílias gastam 43% a mais com vestuário do que nos lares sem adolescentes. A vontade de falar com os amigos também pesa no orçamento. A conversa fiada no telefone e o uso intensivo de internet e outros meios de comunicação aumentam em até 9% esse tipo de gasto. As saídas com a galera resultam em gastos até 10% superiores com estes itens nas famílias com teens em sua composição.

Os adolescentes das classe AB são os mais descontrolados. Gastam em média 14% a mais do que ganham (mesada, salário ou outros rendimentos). Ao contrário, os teens de classe C economizam 32% do que ganham. Na baixa renda (DE) a economia é ainda maior e chega a 48% do dinheiro recebido.

Para o consultor em finanças pessoais Raphael Cordeiro, o essencial para evitar fechar o mês no vermelho é estabelecer uma noção de orçamento, tanto para as famílias como para os jovens. "Trata-se da conta simples. Basta saber quanto se ganha exatamente e no que se gasta", diz. Ele recomenda que os pais evitem dar dinheiro "aos picadinhos" aos filhos. "Quando vê, o pai deu R$ 1 mil e nem percebeu e o filho não sabe no que gastou", diz.

Roupas e baladas

A preocupação com a aparência é um dos motores de consumo dos jovens. O levantamento da Paraná Pesquisas mostra que o principal destino dos gastos com jovens são as roupas (51%), seguido por lanches e refeições (48%) e shows e baladas (38%). "Isso demonstra que a prioridade são a vaidade e o lazer", diz Murilo Hidalgo de Oliveira, presidente da Paraná Pesquisas. De acordo com a Kantar, os jovens gastam, em média, R$ 308 por ano com lazer.

* * * * * *

Interatividade

Que atitudes sua família adota para administrar o gasto dos jovens, evitando que gastem acima do que podem e comprometam o orçamento doméstico?

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.