Apesar da melhora do faturamento médio da indústria em fevereiro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou que a perda do dinamismo do setor ficou mais espalhada em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Dos 19 setores consultados, em 10 o faturamento recuou - quatro a mais do que visto em janeiro.

CARREGANDO :)

No total, segundo levantamento da CNI, 15 setores registraram piora no desempenho em relação ao mesmo mês do ano anterior. Desses, seis passaram de crescimento em janeiro para queda em fevereiro: vestuário, couros e calçados, borracha e plástico, minerais não metálicos, metalurgia básica e produtos de metal.

Em relação à variação da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), 13 setores registraram menor nível em fevereiro do que em janeiro. Dois setores chamaram mais atenção dos técnicos da CNI: máquinas e equipamentos, que passou de +0,5 ponto porcentual (pp) em janeiro para -1,2 pp em fevereiro e a de veículos automotores, que intensificou a queda de -1,9 pp para 3,9pp.

Publicidade

O emprego, que mantinha um desempenho relativamente favorável setorialmente, também apontou perda do dinamismo da indústria. Oito setores registraram queda do emprego na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Destaque para os setores de madeira (-6,1%) e têxteis (-3,4%).