O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas não habilitadas no regime automotivo, anunciado nesta quinta-feira (15) pelo governo, ficará entre 37% e 55% para automóveis, 30% para caminhões e 34% para caminhonetes e comerciais leves, segundo tabela distribuída pelo Ministério da Fazenda. Atualmente, o IPI para automóveis varia de 7% a 25%, enquanto caminhões são isentos e as caminhonetes e comerciais leves têm tributação de 4%.

CARREGANDO :)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quinta-feira que as empresas que não atenderem aos requisitos estabelecidos pelo governo de investimentos e utilização de componentes nacionais terão uma elevação na alíquota de IPI em 30 pontos porcentuais até o final de 2012. Pela tabela, automóveis de até mil cilindradas têm atualmente IPI de 7%, mas para as empresas que não se habilitarem o imposto ficará em 37%, nesta faixa de classificação dos automóveis.

Para os carros entre mil e 2 mil cilindradas, o IPI atual é de 11%, para carros bicombustíveis (flex), e de 13% para os movidos somente a gasolina. Nessa faixa, o IPI para as empresas não habilitadas no novo regime saltará para 41% e 43%, respectivamente. Os automóveis com mais de 2 mil cilindradas recolhem, hoje, IPI de 18%, para modelos bicombustíveis; e 25%, para os que só usam gasolina. As novas alíquotas serão de 48% e 55%, respectivamente.

Publicidade