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Great Place to Work

Febrafar cria ambiente de trabalho feliz para melhorar a vida das pessoas

Febrafar
Equipe da Febrafar na sede em São Paulo. (Foto: Divulgação/Febrafar)

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No escritório do presidente da Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), Edison Tamascia, há um armário no qual todos os colaboradores têm a liberdade de abrir e tirar dali um chocolate. E tem chocolate de todos os tipos, inclusive diet, sem lactose, sem glúten. Para quem não gosta, tem paçoquinha. Uma demonstração de que todos ali importam, cada um dentro da sua própria característica.

É justamente essa maneira com que a Febrafar trata seus funcionários que fez a empresa estrear no ranking do Great Place to Work São Paulo 2020 como a melhor para se trabalhar na categoria de Pequenas Empresas da Região Metropolitana de São Paulo.

LISTA COMPLETA: Great Place to Work: as 100 melhores empresas para trabalhar em São Paulo

Tamascia está na companhia desde o início. Em 2000 foi um dos fundadores e viu de dentro o crescimento ao longo dos anos. Hoje a Febrafar tem 60 redes de farmácias associadas, que representam mais de 10 mil lojas em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. Para atender bem cada um desses associados, a empresa faz o possível para que os funcionários sintam-se motivados e, acima de tudo, felizes.

“Quando as pessoas trabalham felizes, o trabalho é mais fácil de entregar e o resultado é muito melhor. Se há um desafio, todos vão querer quebrar a barreira. Pessoas felizes rendem mais”, declara Tamascia.

A gerente de Recursos Humanos da Febrafar, Viviane Meneghello, referenda a fala do presidente. Ela diz que dentro da empresa não há distinção entre as pessoas e que todas são importantes, independentemente de cargo, sexo ou idade. “O que é único aqui é que as pessoas são únicas, acreditamos nisso. Elas são tratadas de fato como pessoas, e as necessidades de cada um são importantes para todos”, aponta.

Uma das formas com que a companhia faz para criar esse ambiente é investindo nos próprios colaboradores, capacitando-os para crescerem profissionalmente. De preferência ali mesmo na Febrafar. Por isso, a promoção interna é muito mais comum do que a contratação externa, especialmente nos cargos de gerência e diretoria.

“Muitos colaboradores são formados dentro da casa, são pessoas que começaram aqui e foram promovidas. Normalmente não contratamos gerentes. Contratamos para o operacional e treinamos para chegar a gerente. Essa formação interna é muito importante”, comenta Tamascia. “As pessoas estão em primeiro lugar e por isso investimos muito nelas para que se tornem líderes e cresçam na empresa”, prossegue.

Além disso, o próprio local de trabalho proporciona uma relação mais próxima entre os colaboradores. Mas, apesar de ser um diferencial, com um espaço de 500 metros quadrados para funcionários almoçarem, conversarem, jogarem baralho ou tirarem uma soneca, o presidente da Febrafar garante que isso é só uma parte do todo. “O importante é na hora que estão trabalhando, quando estão prestando um bom serviço ao associado”, diz.

E isso tem relação direta com o propósito da Febrafar, que é simples, porém gigante: melhorar a vida das pessoas. E mesmo atendendo aos associados, que são pessoas jurídicas, todos na empresa sabem que no momento em que as redes e as lojas são bem atendidas, elas vão estender isso para os próprios clientes. Ou seja, mesmo que pareça um trabalho invisível, os ganhos são vistos lá na outra ponta.

“Temos a presidência, a diretoria, a gerência e todos os colaboradores alinhados com o propósito. Assim fica mais fácil trabalhar com alinhamento e todos sentem isso. Todos estão na mesma página”, reforça Viviane.

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