Grandes empresas começam, aos poucos, a aderir à mais recente febre da internet: os sites de compras coletivas. A rede de postos Ipiranga puxou a fila criando o Ipirangashop (www.ipirangashopcc.com.br), lançado simultaneamente em 20 cidades. Nesta semana foi a vez da operadora da celular Claro. A empresa anunciou que colocará no ar, em breve, um portal desse modelo, criado em parceria com o Groupon, líder mundial no segmento.
"Queremos expandir a experiência bem-sucedida de compras coletivas para nossos clientes, proporcionando acesso imediato a diversas ofertas com descontos agressivos", diz a diretora de serviços de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife. A operadora promete descontos de até 90% em produtos e serviços nos segmentos de gastronomia, entretenimento e saúde, entre outros, além de ofertas exclusivas de aparelhos, planos de serviços e conteúdos para celulares.
Além do portal, a ideia é oferecer, em breve, uma interface mobile, disponível para 100% da sua base de clientes no país. "É uma oportunidade de aproveitar as vantagens e mobilidade do celular", diz Fiamma.
O portal da rede Ipiranga recebeu investimento de R$ 2,5 milhões e segue o modelo dos demais sites do segmento: a promoção fica no ar por um tempo determinado e só é validada quando um número mínimo de pessoas confirma o interesse nela. Se o número de compradores não for alcançado, o desconto perde sua validade. "O grande diferencial do portal é a dimensão nacional que ele oferece, além de abrir as portas para empresas de médio e grande porte", diz o sócio e diretor de novos negócios da empresa, Daniel Deivisson.
Passagens
Ainda no ano passado, a companhia aérea TAM entrou nesse segmento por meio de uma parceria com o site ClickOn. A primeira venda coletiva oferecia passagens para a ponte aérea Rio-São Paulo com desconto de 67%.
Gigante
No Brasil, de acordo com a consultoria comScore, já são mais de 6 milhões de visitantes únicos por mês nos três maiores sites de compras coletivas Groupon, Peixe Urbano e Click On , que, juntos, respondem por 50% do segmento. Somente no segundo semestre de 2010, o volume de acessos subiu mais de 50%. Estimativas apontam para um total de cerca de 250 sites de compras coletivas, dos mais variados portes.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião