Bradesco é um dos bancos que têm usado os Jogos para divulgar sua marca.| Foto: Divulgação
O jogador de vôlei Giba grava comercial para a Olympikus.

Quase não se fala em outra coisa. Os Jogos Olímpicos de 2008 começam oficialmente hoje, mas estão há semanas nas páginas de jornais e revistas, na internet, tevês, rádios, na boca do povo. Os anunciantes aproveitam a festa para investir pesado em publicidade. Afinal, não poderiam ficar de fora da maior Olimpíada da história, que consumiu, só na China, investimentos de US$ 40 bilhões.

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A Olympikus, por exemplo, entrou na onda e fez a maior campanha publicitária de sua história, a "Conspiração Pequim" – com investimentos que somam mais de R$ 20 milhões nos meses de julho e em agosto. A campanha inclui mídia, produção de comercial de tevê (criado pela DCS e produzido pela Zero Filmes), desenvolvimento de sites, blogs e criação de um game exclusivo. Segundo a assessoria da empresa da marca, o projeto contou com o envolvimento de aproximadamente 500 profissionais, entre agências de publicidade, agência digital, produtoras do filme e do game.

Só a produção do filme "Templo", estrelado pelo jogador Giba e pelo técnico Bernardinho, da Seleção Brasileira masculina de vôlei, custou R$ 1,5 milhão à Olympikus, fornecedora de material esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Isso sem contar os gastos com as outras ações e com as mais de 700 inserções do comercial só na TV Globo, previstas para até o fim de agosto.

Publicidade

Giba, aliás, é estrela da mais recente campanha do Banco do Brasil, criada pela curitibana Master Comunicação. A segunda fase das ações para divulgar a promoção Ourocard BB 200 anos é inspirada no esporte e também traz outros atletas brasileiros: Robert Scheidt, do iatismo, Falcão, do futebol de salão, e as duplas do vôlei de praia Renata e Talita e Ricardo e Emanuel. A campanha é composta por comercial de tevê, anúncios e diversas peças para as agências do Banco do Brasil.

O Bradesco também aproveita as Olimpíadas para divulgar sua marca. Desde os Jogos Pan-Americanos, em 2007, o banco patrocina o nadador Thiago Pereira. É ele também que estrela as peças da nova campanha, cujo slogan é "Bradesco. Completo como o maior evento esportivo do mundo."

Criada pela Neogama/BBH, a campanha faz parte do patrocínio do Bradesco à cobertura jornalística dos Jogos de Pequim.

As duas peças mais recentes foram ao ar nacionalmente, na televisão, no último domingo – e se utilizam de modalidades olímpicas como a maratona e as provas de remo. No primeiro caso, o locutor diz: "Se fosse possível colocar todos os 59 mil pontos de atendimento do Bradesco lado a lado, eles cobririam a distância de quase três maratonas e meia: 126 quilômetros".