• Carregando...

Segundo Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), o varejo paranaense teve melhor desempenho em novembro de 2013 do que no mesmo mês do ano anterior, com crescimento de 1,77% na comparação.

Com relação a outubro de 2013, o desempenho do comércio teve queda de 1,14%. A Fecomércio aponta que um dos motivos do encolhimento nas vendas é que as vendas do mês de outubro foram estimuladas pelo dia das crianças, além de que o mês apresentou dois dias úteis a mais.

A soma do ano continua positiva, com vendas 5,25% superiores ao mesmo período de 2012.

O aumento no volume de vendas em novembro de 2012 na comparação com o mesmo mês do ano anterior foi puxado pela expansão das vendas em óticas (18,3%) e em lojas de cinema, fotografia e som, que tiveram expansão de 15,86%.

Na variação mensal, dos treze setores analisados pela federação, os ramos de atividade que se destacaram foram o de vestuário, com aumento de 10,52%, e lojas de artigos de vídeo, fotografia e som, com 8,94%. Liquidações de fim de estação e ondas de frio ajudaram o setor de confecções a vender, juntamente com a chegada do 13º salário, aponta a Fecomércio.

Em relação a outubro, a região Oeste obteve o maior crescimento, com avanço de 8,19%. A região acumula alta de 13,08%, despontando no cenário estadual. Maringá e Ponta Grossa também mostraram percentuais positivos de 4,18% e 1,43%, nessa ordem. No entanto, as demais regiões pesquisadas – Curitiba e Região Metropolitana, Londrina e Foz do Iguaçu – tiveram queda no volume de vendas em novembro.

Apesar de realizarem pesquisas semelhantes, com propósito de analisar o desempenho do varejo no estado, Fecomércio-PR e IBGE – que também divulgou o estudo do setor nesta quinta-feira – as metodologias utilizadas pelas instituições são diferentes, o que implica também em resultados diferentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]