O Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos), retirou do seu comunicado de política monetária nesta quarta-feira (17) a promessa de manter a taxa de juro básica em níveis excepcionalmente baixos por "um período considerável". A autoridade monetária disse que será paciente em julgar quando deve começar a subir o juro americano.
"Com base na atual avaliação, o Comitê julga que pode ser paciente em começar a normalizar a posição da política monetária", diz a nota do Fomc. Ao retirar a promessa de manter o juro baixo por um "tempo considerável", apesar da turbulência nos mercados globais, mostra a confiança do Fed no forte crescimento econômico e seu desejo de preparar os mercados para uma política monetária mais apertada (com juros mais altos) em 2015.
Em uma decisão que recebeu sete votos a favor e três contra, o Fomc disse que considera a nova orientação de política como consistente com a versão anterior: "o Comitê vê essa orientação como consistente com seu comunicado anterior de que provavelmente será apropriado manter de zero a 0,25% a meta para taxa dos Fed Funds por um período considerável após o fim do seu programa de compra de ativos em outubro".
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast