Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, disse em comunicado após sua reunião que informações recebidas pelo órgão "sugerem que o ritmo de contração da economia está se reduzindo" e que "as condições nos mercados financeiros melhoraram, de forma geral, nos últimos meses".
O Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed também decidiu manter a taxa básica de juros da economia entre zero e 0,25%, nível alcançado desde dezembro, e repetiu que a taxa deve ficar neste nível baixo por algum tempo.
O Fed comentou sobre a atividade econômica no país, dizendo que "os gastos das famílias mostraram mais sinais de estabilização, mas seguem restritos pelos contínuos cortes de empregos, queda do valor das casas e crédito apertado".
Já as empresas estão "cortando investimentos fixos e gastos com pessoal, mas parecem estar fazendo progresso para trazer os estoques para um alinhamento melhor com as vendas".
O Fed sinalizou que está menos preocupado com um possível processo de deflação (queda de preços), dizendo que "apesar de a atividade econômica dever continuar fraca por algum tempo, o Comitê continua a acreditar que ações de política para estabilizar os mercados financeiros e instituições, estímulos fiscais e monetários e forças de mercado vão contribuir para a retomada gradual do crescimento econômico sustentável em um contexto de estabilidade de preços".