O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Ben Bernanke, disse hoje, em seu discurso no simpósio econômico anual de Jackson Hole, que a instituição tem várias opções disponíveis para sustentar a economia. No entanto, ele ressaltou que há benefícios e custos em cada uma delas. Bernanke disse que as autoridades ainda não chegaram a um consenso sobre o que levaria o Fed a tomar uma atitude adicional.
Ele afirmou que novas compras de ativos de longo prazo poderiam flexibilizar ainda mais as condições financeiras, mas ressaltou que há riscos envolvidos. Segundo ele, o Fed poderia sinalizar que manterá as taxas de juro de curto prazo próximo a zero por um período mais longo que o atualmente previsto pelos mercados. Bernanke descartou a eficiência de um terceiro instrumento, que reduzisse o juro que o Fed paga para os bancos para que mantenham o excesso de suas reservas no banco central.
"Se alguma ação adicional se mostrar necessária, há opções disponíveis para oferecer estímulo adicional", afirmou Bernanke. "A utilização de qualquer uma dessas opções exige uma comparação cuidadosa dos benefícios em relação aos custos", acrescentou. O Fed comprou US$ 1,7 trilhão em ativos para combater a crise financeira, em um programa que foi encerrado em março. As compras sustentaram a economia, ajudando a manter as taxas de empréstimo hipotecárias e de longo prazo baixas.