O Federal Reserve (Fed, banco central americano) decidiu nesta quarta-feira (29) manter os juros de referência nos Estados Unidos entre 0% e 0,25%, e ofereceu uma visão otimista da economia do país, o que representa que o esperado aumento das taxas pode ocorrer na próxima reunião da instituição, em setembro.
“O mercado de trabalho continuou a apresentar melhora, com sólida criação de empregos e desemprego em baixa”, diz o comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto divulgado ao término de sua reunião de dois dias para analisar a política monetária dos EUA.
Trabalho
A taxa de desemprego no país fechou o mês de junho em 5,3%, a mais baixa desde 2008. Além disso, o banco central americano apontou que a economia mantém seu crescimento em um ritmo “moderado”, embora reconheça que a inflação, que em junho registrou 0,1% no período dos 12 últimos meses, ainda segue abaixo da meta de 2% a médio prazo.
A decisão de hoje de manter os juros foi tomada de forma unânime por todos os membros do Conselho de Governadores do banco central, presidido por Janet Yellen.
“O Fed está dando pequenos passos na direção da alta. Melhoras suficientes aconteceram no mercado de trabalho e o Fed só precisa de um pouco mais de evidências para dizer que é a hora. É o cenário de inflação que continua a ser como um espelho distorcido”, disse o estrategista-chefe de portfólio do Wells Fargo Funds Management, Brian Jacobsen.