"Missão principal do Fed é estabilidade de preços"
A estabilidade de preços deve ser a missão principal do Federal Reserve, e não a estabilidade financeira, disse neste sábado o presidente do Fed da Filadélfia, Charles Plosser. "A estabilidade financeira não deve ser um objetivo explícito da política monetária", disse Plosser em um painel na reunião anual da Associação Econômica Americana, em San Diego. "A estabilidade de preços deve ser o objetivo número um do banco central", e nosso histórico nesse século de existência do Fed "não tem sido estelar".
Segundo Plosser, o Fed deve lidar com os mercados de forma separada, promovendo um sistema financeiro estável através do uso de seu "poder regulatório e de supervisão".
Plosser, que atualmente não é um membro com direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), não fez comentários sobre perspectiva econômica.
Ele disse também que o Fed tem consciência de que a política monetária bastante relaxada do banco central pode criar instabilidades financeiras, e está atento a qualquer sinal de que isso esteja acontecendo. Mas "é difícil saber" se isso está acontecendo, e às vezes pode ser "muito tarde", disse. As informações são da Dow Jones.
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) provavelmente usará seu poder para alterar a taxa de juros que paga aos bancos sobre as reservas que as instituições mantém no banco central, disse neste sábado (5) a vice-presidente do Fed, Janet Yellen.
Desde a última vez que deu aulas de Economia, em 2003, as ferramentas de política monetária mudaram drasticamente, disse Yellen no discurso de abertura de um painel na reunião anual da Associação Econômica Americana.
Segundo Yellen, o Fed "quase certamente" alterará o nível dos juros sobre essas reservas quando decidir apertar a política monetária.
O Fed atualmente paga aos bancos 0,25% para manter esses fundos no banco central. Se a autoridade monetária decidir elevar essa taxa no futuro, isso pode motivar os bancos a deixar essas reservas no Fed e fora da economia, o que ajudaria a manter a inflação sob controle.
Yellen também observou que o setor de comunicações do Fed tem tido um papel central na última década. O banco central americano tem usado vários recursos recentemente para transmitir ao público por quanto tempo a taxa de juros de curto prazo deve permanecer próxima de zero. As informações são da Dow Jones.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast