O Mutirão do Emprego Temporário começou na manhã desta sexta-feira (28), na Praça Rui Barbosa, em Curitiba. A 4ª edição do evento oferece 5 mil vagas para pessoas de Curitiba e região. São 15 barracas instaladas no local para atender as pessoas que procuram por trabalho para as vagas abertas devido ao aquecimento da economia do final do ano.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal do Emprego. O órgão estima que em 2011, 40% dos trabalhadores contratados como temporários foram efetivados nas vagas mais tarde. A média salarial das vagas, estimada pelo órgão municipal, é de R$2,2 mil.
Segundo o secretário municipal do Emprego, Paulo Bracarense, há um acordo com as empresas para que elas absorvam a mão de obra depois do vencimento dos contratos. "O prazo inicial de contrato é de três meses, mas boa parte prorroga para seis meses e 40% dos funcionários são efetivados", diz.
Conforme informações repassadas pela secretaria, até o meio-dia, 5 mil pessoas foram atendidas na feira. São 34 empresas de RH que participam do evento, com previsão de atendimento de 40 mil pessoas até o fim da feira.
Para quem quiser ter a chance de um aprimoramento profissional, cursos na área de construção civil, de almoxarife e eletricista estão disponíveis no local. São 3 mil cadeiras com as inscrições abertas durante o evento.
A candidatura a uma das vagas de emprego ou dos cursos depende da apresentação de documentos. Carteira de identidade, carteira de trabalho e algum comprovante de residência são solicitados aos que querem incluir o nome na lista de um dos serviços oferecidos no local.
Serviço
A feira vai até este sábado, às 17 horas. O horário de atendimento é das 9h às 17h, inclusive na hora do almoço. A secretaria realiza diversas feiras de emprego durante o ano. A próxima será o Mutirão da Maturidade, em novembro, ainda sem dia definido. O objetivo de recolocar pessoas com 45 anos ou mais no mercado de trabalho.