Sem se abalar com a crise do crédito de risco nos Estados Unidos, que vem respingando na Bolsa de Valores e na taxa cambial brasileiras, a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Paraná (Ademi-PR) espera fechar cerca de R$ 45 milhões em negócios nas próximas semanas por conta da Feira de Imóveis 2007. O evento, que teve início ontem e vai até o próximo domingo, reúne 50 expositores que estão oferecendo cerca de 10 mil opções de imóveis em Curitiba, na região metropolitana e nos litorais paranaense e catarinense.
A expectativa da organização é receber cerca de 28 mil pessoas, 12% acima do público registrado na feira do ano passado. Se a estimativa do volume de negócios esperado pela Ademi-PR se concretizar, será 50% maior do que em 2006. "Sempre há um grande número de contratos que são fechados de duas a três semanas após a feira", diz o presidente da Ademi-PR, Hugo Peretti Neto. Segundo ele, a turbulência financeira que está afetando as bolsas de todo o mundo não deve ter impacto no mercado imobiliário brasileiro. "O setor estava muito retraído. O déficit habitacional no Brasil é muito grande, por isso nada que ocorre agora nos Estados Unidos deve nos afetar, pelo menos no curto prazo." Com a queda constante na taxa de juros, os bancos ampliaram as ofertas de financiamento e isso tem estimulado a aquisição de imóveis para habitação e também como investimento, observa Peretti.
Facilidade
O casal Eduardo e Mirian Passos foi ao evento de ontem com a intenção de conhecer o maior número possível de imóveis. "Queremos ver o que eles oferecem na região norte da cidade. Queremos boa localização, mas o preço também pesa bastante", diz Mirian. Giovani Motter, analista de sistemas, mora em um local provisório com a família. Ele tinha um imóvel próprio no interior, mas há um mês se mudou para Curitiba. "Minha mulher estava procurando, é a primeira vez que venho olhar as opções. Eu me interessei pela feira pela possibilidade de ter acesso a bastante informação e empresas."
Serviço: 16.ª Feira de Imóveis do Paraná
Local: Estação Embratel Convention Center (piso Poty)
Dias 16 e 17 das 17h às 22h; dias 18 e 19 das 14h às 22h.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast