O ônibus mais longo do mundo, com 25 metros de cumprimento, articulado em três partes e com capacidade para 300 passageiros, foi a estrela da Feira Busworld Asia 2007, realizada esta semana na cidade chinesa de Xangai.
Grandes cidades chinesas, como a capital, Pequim, ou Hangzhou, no leste do país, já demonstraram seu interesse em utilizar o ônibus extralongo para o transporte público, segundo indica o jornal Shangai Daily.
O veículo, construído pela empresa chinesa Zhejiang Young Man, conta com quatro jogos de roda e cinco portas, e seu aspecto externo lembra mais um trem de metrô com seus vagões do que um ônibus convencional. Dotado com um motor da marca alemã MAN, o veículo pode atingir uma velocidade máxima de 80KM/h.
O motorista encarregado de levar o veículo da fábrica da Zhejiang até a feira de Xangai assegurou aos jornalistas chineses que o ônibus é fácil de dirigir e muito flexível nas curvas. O veículo, no entanto, requer a construção de vias especiais de trânsito rápido e pistas seletivas exclusivas nas estradas e ruas, como as já existentes em Pequim e Hangzhou. Este, porém, não é o caso de Xangai, cujas ruas devem ainda ser adaptadas para receber este tipo de veículo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião