Cascavel, Campo Mourão e Santo Antônio da Platina A determinação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de proibir a realização de eventos agropecuários onde houver concentração de animais está obrigando entidades do setor a suspender ou remarcar tradicionais feiras e leilões do interior do estado. A Sociedade Rural do Oeste (SRO), por exemplo, decidiu na tarde de ontem adiar por tempo indeterminado a 26.ª Expovel, evento que seria realizado entre 11 e 20 de novembro no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, em Cascavel. No ano passado, a exposição reuniu 450 expositores, gerou R$ 18,5 milhões em negócios e recebeu 300 mil visitantes.Os organizadores têm esperança de que a Expovel seja realizada ainda este ano. A data limite é dezembro. Para isso, eles esperam que o governo revogue a portaria que proíbe os eventos agropecuários. O material de divulgação já estava sendo distribuído e as atrações artísticas foram contratadas. De acordo com o presidente da SRO, Levy Dittrich, o prejuízo direto com o cancelamento do evento é de aproximadamente R$ 300 mil. A Expovel é considerada o terceiro evento do gênero no Sul do Brasil.
Em Roncador, na região centro-oeste, os leilões de gado e rodeios que seriam realizados nos dias 5 e 6 de novembro foram cancelados. Segundo o secretário de Agricultura Osvaldo Lavezzo, mais de 1.000 animais seriam leiloados. "Agora vamos ser obrigados a esperar essa fase crítica passar para depois realizar os leilões", argumenta Lavezzo.
Em Ibaiti, a preocupação da da Sociedade Rural do município é com a Feira Industrial, Comercial, Artesanal e Agropecuária (Ficai), que estava agendada para ocorrer entre os dias 4 e 13 de novembro e que agora corre o risco de não ser realizada. Na feira seriam realizados rodeio em touros e cavalos, mostras de animais e leilões de gado geral e elite.
Outro evento atingido é a Expo Rodeio de Santa Tereza do Oeste. O evento seria realizado de 3 a 6 de novembro. O prefeito da cidade, Francisco Menin, decidiu cancelar a exposição este ano.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast