Os emplacamentos de veículos novos no mercado brasileiro somaram 220.951 unidades em fevereiro, uma alta de 10,83% ante igual período de 2009, segundo informou hoje a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a janeiro deste ano, houve alta de 3,58%. Os dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Levando-se em conta o desempenho de todos os segmentos analisados pela Fenabrave, o que inclui motos e implementos rodoviários, o setor automotivo vendeu 349.433 unidades em fevereiro, alta de 11,96% ante o mesmo mês de 2009 e de 1,94% em relação a janeiro.
O impulso nas vendas está ligado ao fato de que fevereiro foi o penúltimo mês de vigência do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que vale para os veículos flex (bicombustíveis). Ao fim de março, o benefício fiscal acabará.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves, as vendas em fevereiro subiram 10,45%, para 211.371 unidades, ante mês idêntico do ano passado. Em relação a janeiro, houve um acréscimo de 4,77% no número de emplacamentos. Já a venda de caminhões e ônibus, com 9.580 unidades em fevereiro, avançou 19 93% ante fevereiro de 2009. Porém, em relação a janeiro, houve queda de 17,19%.
Ainda de acordo com a Fenabrave, foram vendidas 120.832 motocicletas em fevereiro, uma expansão de 13,20% na comparação com o segundo mês de 2009. Porém, em relação a janeiro deste ano houve redução de 0,57%. As vendas de implementos rodoviários somaram 3.301 unidades no mês passado, alta de 45,68% ante fevereiro de 2009 e baixa de 8,13% em relação a janeiro de 2010.
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