
Durante os quatro dias do feriado da Semana Santa, apenas 1,32 milhão de contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda número que equivale a 5,5% da base que deve prestar contas ao Leão neste ano. O número ficou abaixo da expectativa da Receita Federal para o período. O índice médio de documentos transferidos à base de dados do Fisco foi de 19 mil declarações por hora durante o feriado, índice bem abaixo da média da semana anterior, que registrou taxas de 50 mil declarações entregues por hora.
Os 41,1% dos contribuintes que ainda não declararam terão até as 23h59 da próxima sexta-feira para mandar as informações do ajuste anual o que representa, em média, 2,46 milhões de declarações por dia até o fim do prazo.
O volume de entregas voltou a crescer ontem, com índice quase cinco vezes maior que o registrado durante o feriado, com picos de até 90 mil envios por hora. "Ao que parece, as pessoas não aproveitaram o feriadão para preencher o Imposto de Renda", avalia o assistente da Superintendência da Receita Federal da 9.ª Região, Vergílio Concetta. Para ele, isso também indica que a maioria dos documentos ainda pendentes vem sendo preenchida por profissionais da área contábil, que trabalham apenas nos dias úteis.
Ontem, a Receita Federal alertou os contribuintes para o risco de deixar para enviar a declaração nos últimos dias, pois pode haver lentidão devido ao acumulo de acessos simultâneos ao sistema. O prazo para a entrega termina às 23h59 dessa sexta-feira (29) pelo horário de Brasília. Quem optar pela entrega em disquete no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de fechamento das agências bancárias. O contribuinte que perder o prazo de entrega pagará a multa mínima de R$ 165,74, ou a máxima, de 20% do imposto devido.
Orientação
Hoje, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) estarão na Rua da Cidadania da Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba, para orientar os contribuintes sobre o preenchimento correto da declaração.
O serviço também será prestado no campus da UTP (Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238 Santo Inácio), das 17 h às 20 h, até sexta-feira, último dia do prazo de entrega.
Os professores e alunos da FAE Centro Universitário também prestarão atendimento gratuito à população, inclusive com o auxílio de intérprestes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas com necessidades especiais.
Serviço:
Orientação da declaração do Imposto de Renda Rua da Cidadania - Praça Rui Barbosa
Data: 26 de abril
Horário: das 9 às 17 h
Local: Rua da Cidadania - Praça Rui Barbosa - Centro
Informações: (41) 3331-7616
Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)
Data: entre 25 e 29 de abril
Horário: das 17 às 20 h
Local: Campus Barigui Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238 Santo Inácio .
FAE Centro Universitário
Data: 27 e 28 de abril
Horário: das 9 às 17 h
Local: FAE - (hall de entrada). Rua 24 de Maio, 135 - Centro.
Informações: 0800 727 4001.