Uma nova ferramenta do Google une mapas e vídeos para promover destinos turísticos brasileiros no país e no mundo. Resultado de uma parceria da empresa com a Embratur, o canal Visit Brasilfoi lançado nesta quarta-feira (3).
No site, os internautas já podem encontrar 88 vídeos sobre diversos pontos do Brasil, que mostram aspectos turísticos, gastronômicos e culturais da cidades, além de depoimentos de turistas que já estiveram nos locais. Todos os vídeos têm opção de legenda em 68 idiomas.
No canal, com informações prioritariamente em inglês, há três divisões para os os vídeos: destinos, testemunhos e promocional. Os destinos são divididos em praias, cultura, ecoturismo, esportes e negócios e eventos. Os testemunhos foram gravados com personalidades brasileiras e estrangeiras em diferentes cidades do mundo.
De acordo com o diretor-geral do Google Brasil, Alex Dias, esse é o primeiro mashup de Google Maps e YouTube do mundo. Enquanto assiste a um vídeo, o usuário pode localizar no mapa os locais citados. Se em um depoimento, por exemplo, a pessoa comenta que visitou São Paulo e Manaus, um estrangeiro que nunca esteve no Brasil pode ter noção da distância entre as cidades.
Mas se o mapa aparece dentro do canal do YouTube, o caminho inverso não ocorre. Nas buscas no Google Maps, aparecem roteiros turísticos cadastrados, mas não os vídeos do novo canal.
A ferramenta levou cerca de seis meses para ser produzida e desenvolvida pelo Google. O canal será permanentemente atualizado pela Embratur e, ainda no primeiro semestre e 2010, será permitido adicionar vídeos e depoimentos enviados por internautas.
A Embratur investe 30% de sua verba em publicidade em estratégias on-line. O órgão está presente em redes como Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr. Jeanine Pires, presidente da Embratur, destacou a importância da internet na divulgação do turismo nacional.
"A internet é um dos principais meios de informação sobre turismo. O turista que procura essas informações na web quer saber como foi a experiência de outras pessoas. A parceria com o Google surgiu da necessidade de o turista experimentar o Brasil antes mesmo de chegar aqui", disse Jeanine.
Para a Embratur, a ferramenta será importante para os estrangeiros terem ideia da distância entre as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Um estudo feito pelo órgão com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apontou que 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram para o Brasil em 2008 utilizaram a internet como principal fonte de informação para a viagem.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião