As ferramentas de busca e publicidade do Google geraram um impacto econômico de R$ 41 bilhões – o equivalente a 0,6% do PIB brasileiro – e beneficiaram diretamente mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos, afirmou a empresa nesta segunda-feira (18).
“São recursos que ajudam a movimentar a economia”, destaca Marcelo Lacerda, diretor de relações políticas e governamentais do Google Brasil.
Como exemplo, o investimento em anúncios no Google Ads e em vídeos no YouTube fez com que o número de clientes atendidos pela agência de turismo Ygarape Tour, de Bonito (MS), crescesse 30% de 2017 para 2018. E a receita aumentasse 75%, No ano passado, foram atendidas mais de 30 mil pessoas.
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Norival da Silva Júnior. o dono da agência, demorou a se convencer em investir em novas tecnologias para incrementar o negócio. “Não sabia direito como funcionava e não tinha ideia de que isso significava”.
Com os resultados obtidos, ele quer explorar melhor o potencial oferecido pela internet. “A cada hora surge uma novidade e temos de correr atrás de novas ferramentas. Quero acompanhar cada vez mais. Se não fizer isso, estou frito.”
No caso da rede de academias Selfit, outro exemplo do levantamento do Google sobre o impacto de suas ferramentas na economia brasileira, a estratégia foi investir no marketing digital desde a abertura da primeira academia, em 2012, em Salvador (BA). “De janeiro a novembro de 2018, conseguimos identificar um aumento de 265% nas matrículas”, diz Thiago Moraes, estrategista digital.
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A rede iniciou em dezembro seu plano de expansão para o Sudeste, instalando unidades em Belo Horizonte e em cidades de São Paulo. A empresa projeta chegar a mais de cem unidades no Brasil até 2020.
O Google foi a porta de entrada para as empreendedoras Natália Pegoraro e Laís Ribeiro, de Porto Alegre (RS), para um novo nicho de negócios: vestidos de noiva simples, bonitos e barato. Com um investimento de R$ 10 mil e mais uma sócia, Janaina Pasin, abriram um e-commerce de vestidos de noiva em 2014.
Desde então, a marca O Amor é Simples já atendeu a mais de 1,3 mil noivas do Norte ao Sul do país. “É incrível como o fato de nos posicionar à frente de grifes tradicionais, que gastam muito dinheiro com comunicação, faz diferença para nós”, diz Natália. O faturamento da empresa cresceu 300% no ano passado e as ferramentas do Google já representam 60% da verba de marketing.
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