A indústria jornalística brasileira prepara uma nova forma de relacionar-se com o mercado publicitário. Organizados pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ), os veículos vivem um momento de renovação estrutural, que vai da avaliação das métricas de audiência à valorização de suas multiplataformas. E a primeira ação concreta desse processo, iniciado há um ano dentro da entidade, está nas duas ferramentas anunciadas durante a abertura do 10º Congresso Brasileiro de Jornais (CBJ), hoje (18), em São Paulo.
A primeira é a Digital Premium, onde será possível negociar e comprar anúncios nos sites dos principais jornais do país, simultaneamente. O pacote de quatro inserções por mês uma a cada semana será veiculado em nove jornais brasileiros, os primeiros parceiros da nova ferramenta: Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Zero Hora, Gazeta do Povo, Lance, Correio Popular, O Povo e Gazeta de Vitória. "A ideia é que todos os associados participem do Digital Premium, fortalecendo a modalidade de venda de anúncios on-line", explica a diretora da Unidade de Jornais do grupo GRPCom, Ana Amélia Filizola, diretora da ANJ.
Outra ferramenta que vai unificar os jornais e facilitar o trabalho entre agências e anunciantes será o Marketplace de Jornais, uma espécie de banco de dados que vai reunir informações de audiência, preço, formatos e circulação para negociação e compra de anúncios nos veículos impressos. O Marketplace deve começar a funcionar no início do ano que vem.
Prêmios
Em uma parceria entre ANJ , Google e Knight Center, foram concedidos, durante o 10º CBJ, oito prêmios de infografia, divididos entre estudantes de comunicação e profissionais da mídia. Um dos profissionais que tiveram seu trabalho reconhecido, entre os 3 mil analisados, foi o editor de infografia da Gazeta do Povo Leandro dos Santos, que recebeu o prêmio das mãos do presidente da ANJ, Carlos Fernando Lindenberg Filho.
O evento continua na tarde desta segunda-feira (18) e termina amanhã, com painéis de discussão sobre inovação no modelo de negócios e organização empresarial. Representantes de 130 jornais associados, jornalistas e profissionais do mercado de mídia do país participam do evento no World Trade Center, em São Paulo.