A Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A) apresentou ontem ao governo do Mato Grosso do Sul o projeto para construção de ferrovia ligando o interior do estado (áreas produtoras de soja) até Cascavel e dali até o Porto de Paranaguá. Em reunião com o vice-governador Murilo Zauith (DEM), o diretor da Ferroeste, Samuel Gomes, mostrou como ficaria a ferrovia com a ligação ampliada até o município de Maracaju e não apenas até Dourados. O investimento previsto é de US$ 420 milhões, bancado com recursos da União e dos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. A apresentação ocorreu no mesmo dia em que o governo do estado vizinho cobrou mais investimentos da América Latina Logística (ALL) em dois trechos operados por ela.
O governo do Mato Grosso do Sul solicitou a ampliação da malha até Maracaju, com a intenção de facilitar o escoamento de soja. A Ferroeste detém a concessão para construir e operar a ferrovia entre Dourados (MS) e Guarapuava (PR). Há 15 dias, o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) aprovou uma moção para ampliação do ramal. O documento foi assinado pelos governadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas seu teor precisa ser confirmado pelo governo federal para ter validade. Entidades rurais de Mato Grosso do Sul estão se mobilizando para garantir a obra. Atualmente, a Ferroeste tem 248 quilômetros e liga o oeste à região centro-sul do Paraná.
A ALL detém uma concessão entre Campo Grande e Maracaju. O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), cobrou mais investimentos da ALL nesse trecho e no que liga Três Lagoas a Corumbá. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, estão sendo feitos grandes investimentos no trecho que liga Corumbá até o interior de São Paulo. (RF)