Uma ferrovia com 730 quilômetros e que passará por 16 municípios de Mato Grosso começará a ser construída pela Rumo Logística ainda em 2022. A informação foi obtida pelo jornal Folha de S. Paulo com a concessionária na quinta-feira (3). A construção será feita no regime de autorização, o qual dispensa a necessidade de leilão.
O investimento da empresa pode chegar a R$ 15 bilhões. A construção foi possível após a criação de uma legislação específica pelo governo do Mato Grosso. Apesar do investimento privado, essa será a primeira ferrovia estadual do Brasil.
A nova ferrovia terá dois trechos: o primeiro vai de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, e o outro será de Rondonópolis até Cuiabá. A primeira fase da obra será entre Rondonópolis e Campo Verde, deve levar três anos para ficar pronta e terá 211 quilômetros.
A expectativa é de que a obra seja totalmente concluída até 2030. A ferrovia deve atrair novas indústrias para o Mato Grosso e facilitar que a safra seja escoada, já que o estado é o maior exportador de grãos do país.
A Rumo já tinha o licenciamento ambiental prévio para 100% do projeto e assinou na quinta-feira (3) acordos com o governo do Mato Grosso, Defensoria Pública, Ministério Público Federal (MPF) e comunidades indígenas para poder dar início às obras.
Ao todo, a estrutura irá demandar a construção de 22 pontes e 21 viadutos. Segundo a Folha, serão dois quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes.
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