Expansão beneficia fornecedores
A chegada de investimentos de peso em ferrovias abre uma boa perspectiva para empresas paranaenses que fornecem serviços e materiais para o setor, em especial no segmento metal-mecânico
Em estudo
No PR, obras não estão confirmadas
Os planos ferroviários no Paraná ainda estão em estudo. Curitiba pretende construir sua primeira linha de metrô, no eixo Norte-Sul, até a Copa de 2014.
O Brasil passa pelo maior ciclo de investimentos no setor ferroviário em sua história recente. Entre 2009 e 2014 devem ser investidos pelo menos R$ 71 bilhões na construção de novas linhas para transporte de carga, metrôs, trens urbanos e na compra de equipamentos. Para empresas paranaenses, essa onda de ampliação gera oportunidades para aumentar o fornecimento de serviços e materiais e, caso o estado seja rápido na viabilização de seus projetos, cria a chance para que haja um salto na qualidade do transporte local.A cifra de R$ 71 bilhões leva em consideração R$ 27,7 bilhões de investimentos públicos e privados em curso e R$ 43,6 bilhões de contratos previstos até 2014. "Boa parte desse valor é composto por obras para transporte de passageiros, em especial o trem de alta velocidade (TAV) que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro", explica Gerson Toller Gomes, especialista no setor e diretor da feira Negócios nos Trilhos e que compilou os projetos existentes no país.A conta, porém, é bastante conservadora. No caso do TAV, Gomes levou em conta apenas um terço do investimento previsto de mais de R$ 35 bilhões, por entender que o projeto é de difícil execução. O governo federal prevê que a linha fique pronta em 2015, com a maior parte dos investimentos sendo feita até 2014. O cálculo também não levou em consideração alguns planos previstos para a Copa de 2014, como o metrô de Curitiba, orçado em R$ 2 bilhões, e obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a Ferrovia Litorânea de Santa Catarina, cujo projeto está em fase de licitação e vai custar R$ 900 milhões. Com uma boa gestão, portanto, os investimentos podem ultrapassar os R$ 100 bilhões até o fim de 2014.O especialista em logística Paulo Fleury, diretor do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) destaca três projetos como os mais importantes entre os já em andamento: a Transnordestina, que atravessa os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, a Norte-Sul, que vai ligar Goiás ao Maranhão, e a Leste-Oeste, que sairá do Sul da Bahia e vai se conectar à Norte-Sul. "Para uma malha que não crescia há 30 anos, é um passo enorme. Mas há muitos gargalos ainda a serem resolvidos para ganharmos competitividade", diz.
-
Escola Sem Partido: como Olavo de Carvalho, direita e STF influenciaram o fim do movimento
-
Igreja e direita francesa criticam cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos
-
“Quando Maduro fala é crítica, quando eu falo é crime?”, diz Bolsonaro após ditador questionar urnas
-
Dois cientistas católicos históricos que vale a pena conhecer
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião