De olho na divulgação das marcas e em vendas para distribuidores e revendedores nacionais, cervejarias paranaenses chegam hoje a Blumenau (SC) para participar da 3.ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja, evento que deve contar com 80 expositores, entre cervejarias de pequeno e médio porte, produtores caseiros e restaurantes da região. A expectativa é de que 25 mil visitantes passem pelo espaço e conheçam 450 rótulos diferentes da bebida.
A Bodebrown, cervejaria-escola de Curitiba, aposta nos festivais há alguns anos e enxerga neles uma das melhores ferramentas de marketing para o negócio. Apenas em um evento realizado em Ribeirão Preto, em 2009, a marca conseguiu aumentar em 15% o número de clientes, entre revendedores e distribuidores. "Por sermos uma empresa pequena e especializada em cervejas de alta qualidade, para nós este tipo de evento é muito atrativo, combinando investimentos relativamente baixos e um público especializado", diz Samuel Cavalcanti, dono da Bodebrown.
Quem também está otimista com o evento é Alejandro Winocour, sócio da cervejaria Way Beer, de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A marca foi lançada na edição de 2010 do festival, de onde já saiu com vendas acertadas para seis estabelecimentos, e para este ano espera um resultado semelhante. "Nos dias de evento, as vendas são boas, mas não há um grande volume de faturamento. Isso fica para as semanas seguintes, quando os contatos feitos começam a dar resultados. E ultimamente a situação tem sido positiva, com os eventos, a produção e a venda das cervejas artesanais e especiais crescendo em todo o país", afirma Winocour. A partir destes contatos, a Way Beer conseguiu fechar negócios com diversos bares e restaurantes, levando seus produtos para estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Serviço
O Festival Brasileiro da Cerveja ocorre nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Parque Vila Germânica (Rua Alberto Stein, 199 Blumenau-SC), a partir das 19 horas nos dias 17 e 18, e das 12 horas no dia 19. R$ 10.