Se você costuma fazer compras pela internet, vale a pena fazer o cadastro na Nota Fiscal Paulista para ver se há créditos em seu nome. Como muitas das grandes empresas de e-commerce têm sede no estado vizinho e as compras sempre são feitas com emissão de nota fiscal com CPF, os créditos ficam em nome do consumidor, mesmo ele morando em outro estado.
O modelo paulista foi o ponto de partida para a criação da Nota Paraná, sistema em que o governo do estado devolve para o consumidor 30% do ICMS recolhido pelos estabelecimentos comerciais. Até esta segunda-feira, 410 mil pessoas haviam se cadastrado no site do programa. Para obter os créditos, basta pedir a inclusão do CPF na nota fiscal.
O sistema paulista prevê a devolução de 20% do ICMS. Não é preciso morar no estado para ter direito ao crédito – uma pessoa que viaja para lá também pode pedir a inclusão do CPF na nota. O mesmo vale para o e-commerce. O pedido de regate pode ser feito quando há no mínimo R$ 25 em créditos. Por isso, pode valer a pena fazer o cadastro para ver se há algum crédito esquecido. Os recursos ficam à disposição do contribuinte por 15 meses, a partir da data em que entram na sua “conta” no site da receita paulista.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast