O humor dos empresários do setor de serviços voltou a ficar positivo em fevereiro. É o que informou nesta quinta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao anunciar o Índice de Confiança de Serviços (ICS), que mostrou alta de 4,5% em fevereiro ante o mês anterior. Em janeiro, o indicador havia caído 3% em relação a dezembro do ano passado.
Em uma escala de zero a 200 pontos, o ICS subiu de 128,2 pontos para 133,9 pontos de janeiro para fevereiro. Segundo a fundação, este é o maior patamar do indicador desde agosto de 2010 (134,8 pontos). Pela metodologia utilizada, resultados abaixo de 100 são considerados negativos e acima disso, positivos. O aumento do ICS entre janeiro e fevereiro de 2011 é mais forte que as elevações registradas, no mesmo período, nos anos de 2010 (1,7%) e de 2009 (3,1%).
O ICS é dividido em dois componentes: o Índice da Situação Atual - S (ISA-S) e o Índice de Expectativas - S (IE-S). O ISA-S mostrou taxa positiva de 6,3% em fevereiro, após cair 12,2% em janeiro. Já o IE-S subiu 3,0% em fevereiro, após avançar 5,6% em janeiro.
A melhora na avaliação dos empresários do setor sobre a demanda atual puxou para cima o indicador geral em fevereiro. No universo de empresas consultadas, 25,9% consideraram em fevereiro a demanda atual como forte, ante 19,8% em janeiro. Outros 12,1% das companhias avaliaram a demanda atual como fraca em comparação com 16,3% de participação em janeiro.
As expectativas futuras quanto à demanda também foram positivas. A fatia de empresas pesquisadas que preveem aumento da demanda saltou de 47,4% para 50,3% de janeiro para fevereiro. Já a participação de companhias que estimam redução na demanda caiu de 7,7% para 4,5% no mesmo período. A pesquisa de dados para o ICS ocorreu entre os dias 2 e 28 de fevereiro. O total de 2.356 empresas consultadas no levantamento era responsável por 746 mil pessoas ocupadas no mercado de trabalho no fim de 2008.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast