Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Habitação

FGV cria índice para medir rentabilidade de investimento em imóveis

Índice vai medir e mapear rentabilidade do setor de imóveis | Fotos: Divulgação
Índice vai medir e mapear rentabilidade do setor de imóveis (Foto: Fotos: Divulgação)

O setor imobiliário brasileiro ganhará um índice trimestral que irá medir o rendimento dos investimentos em imóveis em todo o país. O Índice Brasileiro de Rentabilidade Imobiliária (Ibri), em fase piloto, será apresentado na parte desta terça-feira (1) em São Paulo pela Fundação Getúlio Vargas e deve ser divulgado regularmente a partir do meio do ano que vem.De acordo com Paulo Pichetti, pesquisador da FGV e coordenador do índice, a criação de uma ferramenta para mapear o desempenho do mercado de imóveis no Brasil é uma demanda antiga do setor, mas que se tornou realidade sob encomenda da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada (Abrapp). Com o novo índice, será possível comparar a rentabilidade do segmento imobiliário em relação a outros ativos, inclusive do mercado imobiliário, ou a de determinada carteira de um fundo em relação ao mercado como um todo.

"É um tipo de informação que todo tipo de investidor vai usar. [O mercado imobiliário atual] é como se estivéssemos olhando para o mercado de ações, mas sem o Ibovespa. Cada um sabe o quanto ganha, mas não dá para comparar com nenhuma referência", diz Pichetti ao G1.

Calcanhar de Aquiles

Segundo o pesquisador, a falta de dados e informações centralizadas sobre valorização e rendimento é um ponto fraco do mercado imobiliário do Brasil e afasta decisões de investimentos de grandes investidores internacionais.

"Já cheguei a ler em relatórios de consultorias internacionais que o mercado brasileiro é muito interessante e tem potencial, mas que a ausência de informações é um ‘calcanhar de Aquiles’", diz.

Para o vice-presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto,o advento do índice e a organização dos dados do setor serão importantes para transformar em realidade e dinheiro o forte interesse crescente que já existe em se investir em imóveis no Brasil. "É preciso dar mais segurança e tranqüilidade para o investidor, porque a necessidade de se investir em imóveis está aumentando", diz Neto. Segundo ele, os 268 fundos de pensão associados à Abrapp podem investir até 33% do seu patrimônio em imóveis.

Mapeamento

Na avaliação da pesquisadora Ana Maria Castelo, consultora do Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas, os dados do setor de imóveis só são tão requisitados agora porque o mercado vive momento de acumulada valorização.

Com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e nas Contas Nacionais, do IBGE, Ana mapeou a renda gerada pelos imóveis com aluguel e com a valorização em todo o país. De acordo com levantamento da pesquisadora, a renda gerada por aluguel atualmente equivale a 4% do Produto Interno Bruto no país. Destas, 40,2% vêm de São Paulo.

Colaboração e credibilidade

Para a apresentação do funcionamento e metodologia do indicador, o Ibri foi elaborado em fase inicial com base nas informações dos 156 imóveis que pertencem aos fundos de pensão da Abrapp.

Segundo os pesquisadores, o desafio para transformar o índice piloto em um indicador abrangente de divulgação regular é convencer os proprietários, investidores e incorporadoras do setor a fornecer o máximo de informações possíveis à Fundação Getúlio Vargas. "É como nos índices de inflação que eu coordeno na FGV: eu sei o preço do iogurte no supermercado X, mas eu não divulgo; vai para o índice", diz.

Para obter os dados, FGV e Abrapp reuniram os principais 'players' do setor em um workshop em Sâo Paulo para debater o tema e explicar que a colaboração deve se reverter em benefícios para o setor.

"Todos os presentes hoje responderam um questionário. Agora vai depender da adesão e da velocidade com que cada empresa vai nos entregar os dados para sabermos quando o índice será divulgado regularmente. A expectativa é de que isso aconteça até o meio do ano que vem", diz Pichetti.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.