A produção de agosto da indústria paulista deve subir 2,3% ante julho. É o que mostra o Sinalizador da Produção Industrial (SPI) de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (14). Em julho, o índice subiu 2,5% ante junho na série com ajuste sazonal - sendo que a produção de São Paulo apresentou alta de 1,4% naquele mês, no mesmo tipo de comparação, de acordo com dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O objetivo do indicador, elaborado por meio de parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a AES Eletropaulo, é o de antecipar tendências da atividade industrial do Estado paulista. Em comunicado, as instituições informam que, na comparação com agosto do ano passado, o SPI recuou 7,5% em agosto deste ano. Em julho de 2009, o sinalizador apurou queda de 11,9% ante igual mês em 2008.
A fundação e a AES informaram ainda que, na comparação dos últimos 12 meses até agosto, com os 12 meses imediatamente anteriores, a taxa do SPI foi negativa, de 9,2% - a mais intensa queda da série histórica iniciada em 1992, nesta forma de comparação. As instituições informaram ainda que, na série sem ajuste sazonal, o SPI teve aumento de 3,1% em agosto ante julho, em comparação com o avanço de 7,2% em julho ante junho, nessa mesma série
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast